sexta-feira, 5 de setembro de 2014

[Resenha de filme #1] Ensaio sobre a Cegueira







"Sua visão do mundo, nunca mais será a mesma"



Gênero: Ficção científica, suspense psicológico, drama
Autor: José Saramago
Direção: Fernando Meirelles
Resenha: Eu assisti esse filme na escola, durante a aula de Filosofia. Amei o longa, e logo descobri que tambem existe o livro. A historia gira em torno de um homem que, repentinamente, perdeu a visão. Ele consultou-se ao oftalmologista e o medico, também ficou cego. Os dois personagens, começaram a "espalhar" a doença por toda a cidade e em pouco tempo tornou-se uma epidemis.
Com o objetivo de solucionar o problema (e com a promessa de descobrir a cura), o governo reune os pacientes em um local isolado, no qual assemelha-se a um hospital, com quartos e camas, mas com baixo saneamento basico.
Ajudando a todos, a esposa do médico, toma responsabilidade pelo lugar e por todos. Ela é a unica que não foi infectada e a sua visão é a salvação de todos. Mas, abandonados pelo regime (e esquecidos), muitas coisas acontecem e abalam a estrutura da quarentena.
A principal denúncia que o livro traz, é que dentro da nossa sociedade individualista somos cegos diante daqueles que contém o poder discursivo, como o mito da caverna de platão. Não temos a verdade dita pela televisão ou em jornais, apenas a sombra desta. O branco da cegueira se refere ao fato da luz e da razão, por mais que no início você tenha dificuldade de ver, depois você irá ver de verdade o mundo. Isso, segundo Saramago, é necessário para atingir a visão epistemológica, que é a experimentação para conhecer a verdade das coisas. Pode-se dizer, que tambem existe relação com a Igreja.
Permitindo-nos essa incrivel reflexão, o filme termina com um final surpreendente que, com certeza, irá te emocionar tanto quanto a mim.

3 comentários:

  1. Oi Thamyres, tudo bem? Obrigado pela dica, que, aliás eu amei, já estou baixando aqui o filme, e o livro você já leu? Abraços!
    http://cafeliterari-o.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, nossa me parece ser um bom filme, as vezes é bom assistir esse tipo de filme, que proporciona uma reflexão.
    beijos!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é pesado eu diria... Faz você ficar pensando e repensando sobre as coisas depois...

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir

Paginação numerada



Subir